Zona Sul de Ilhéus passa a contar com sede para funcionamento do Samu
Será inaugurada na próxima segunda-feira (17) a nova sede do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), na Zona Sul da cidade, em Ilhéus. A nova central será localizada no bairro Hernani Sá (Urbis), ao lado do Centro Avançado de Saúde. A unidade será composta por uma equipe formada por consultor socorrista e técnico de enfermagem, além de uma Unidade Móvel Básica.
Segundo o prefeito Newton Lima, esta é uma grande conquista para a população que reside na zona sul da cidade. “A Secretaria de Saúde envidou esforços para que esta expansão do Samu acontecesse. Agora, menos de um mês desde o início das obras, a unidade já estará a disposição da população ilheense”, afirmou o prefeito.
O vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), presidente do Legislativo Ilheense, elogiou a iniciativa da gestão municipal destacando que a zona sul da cidade é umas das áreas que mais crescem em Ilhéus. “O atendimento médico não pode ficar em função de um tráfego rodoviário complicado pelos congestionamentos da ponte Lomanto Júnior, como ocorre no trecho Centro e Pontal”, salientou o vereador.
O secretário da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, destacou ainda a agilidade do atendimento, possibilitado pela construção desta nova unidade aumentando ainda mais a qualidade do serviço prestado. “O tempo resposta para o atendimento de casos como afogamento, infartos ou acidentes rodoviários precisa ser o menor possível para diminuir os possíveis danos. Mesmo nos casos em que a internação hospitalar seja necessária, os primeiros atendimentos podem fazer toda a diferença”, comentou.
É importante salientar a que o número para solicitação do Samu continuará o mesmo, 192. Todas as ligações irão para uma central que acionará as equipes de acordo com a localidade da urgência. A unidade antiga do Samu, com as demais equipes, também continuará funcionando normalmente.